ojundiaiense
5 de maio de 2026 |
Redação

Botão do Pânico em Jundiaí protege 230 mulheres

Segurança
Botão do Pânico em Jundiaí protege 230 mulheres

O Botão do Pânico em Jundiaí aciona a Guarda Municipal em emergências de violência doméstica. Veja como funciona e quem pode utilizar o recurso.

O botão do pânico em Jundiaí é um recurso tecnológico disponível a mulheres vítimas de violência doméstica que integram o programa Guardiã Maria da Penha, da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ). Atualmente, 230 mulheres utilizam o aplicativo, que permite acionar a GMJ de forma rápida e discreta, sem necessidade de ligação telefônica.

Como funciona o botão do pânico em Jundiaí

Ao ser acionado, o sistema envia um alerta imediato à GMJ com a localização em tempo real da usuária. Isso possibilita o envio ágil de uma viatura ao local e facilita a identificação de eventuais descumprimentos da medida protetiva vigente. O uso do aplicativo é vinculado à existência de medida protetiva ativa e ao acompanhamento pelo programa Guardiã Maria da Penha. Desde a implantação do programa, em 2019, a GMJ recebeu 4.174 medidas protetivas de urgência encaminhadas pelo MP-SP. Em 2026, de janeiro até o momento, já foram recebidas 257 medidas. O total de mulheres atualmente monitoradas pelo programa chega a 307.

Mais de 90 mil ações desde 2019

Desde sua criação, o programa Guardiã Maria da Penha realizou mais de 90 mil ações com mulheres vítimas de qualquer tipo de violência. As ações incluem entrevistas para avaliação do grau de risco, rondas para fiscalização do cumprimento da medida e visitas periódicas de acolhimento.

Como denunciar

Casos de violência contra a mulher em Jundiaí podem ser denunciados pelos telefones 153 e (11) 4492-9060, ou pelo aplicativo “153 Jundiaí”.

Você também pode gostar