ojundiaiense
5 de maio de 2026 |
Redação

Vacinação contra dengue em Jundiaí é ampliada em maio

Saúde
Vacinação contra dengue em Jundiaí é ampliada em maio

Jundiaí amplia vacinação contra dengue a partir de 6 de maio. Saiba quem pode se vacinar, onde e quais documentos são necessários.

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (SMPS), amplia a vacinação contra dengue em Jundiaí a partir da próxima quarta-feira, 6 de maio. O imunizante utilizado é o do Instituto Butantan, e a ação representa um avanço na estratégia municipal de proteção à saúde pública.

Quem pode se vacinar nesta etapa

Nesta fase da campanha, dois grupos têm acesso à vacinação contra dengue em Jundiaí: trabalhadores da área da saúde, com idades entre 18 e 59 anos, tanto da rede pública quanto privada (é obrigatória a apresentação de comprovante de vínculo profissional); e pessoas que estejam na faixa etária de 59 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias.

Disponibilidade limitada de doses

O município conta atualmente com cerca de 1.200 doses disponíveis, utilizadas a partir de remanescentes destinados a públicos prioritários da Atenção Primária que não foram totalmente aplicados. A Prefeitura já formalizou pedido de reposição junto ao Governo do Estado e aguarda o envio de novos lotes pelo Ministério da Saúde.

Contexto da campanha

A dengue segue como uma das principais preocupações de saúde pública no Brasil. A disponibilização da vacina do Butantan representa uma ferramenta complementar importante dentro das estratégias de prevenção, que incluem também ações de eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e campanhas educativas nos bairros da cidade. Moradores de Jundiaí que se enquadram nos perfis elegíveis devem se informar sobre os locais e horários de atendimento diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Você também pode gostar