Avaliação em Movimento: Jundiaí avalia mil alunos nos Complexos Esportivos em junho
Projeto "Avaliação em Movimento" da Prefeitura de Jundiaí percorre 6 complexos esportivos para avaliar mil alunos do Esporte Maior até 26 de junho.
Saúde, ciência e cuidado individualizado. Esses são os pilares do projeto "Avaliação em Movimento", retomado pela Prefeitura de Jundiaí nesta semana com uma nova etapa itinerante. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), percorrerá seis centros esportivos da cidade entre os dias 15 e 26 de junho para realizar avaliações físicas e de composição corporal em aproximadamente mil alunos do programa Esporte Maior.
As avaliações incluem a análise de composição corporal e de capacidades físicas como força, flexibilidade e resistência. Os dados coletados serão organizados em planilhas individuais para que os educadores esportivos possam aprimorar a prescrição de treinos e acompanhar a evolução de cada aluno ao longo do ano. "Com isso, vamos melhorar o serviço prestado aos munícipes, para que tenham mais saúde e qualidade de vida", afirmou o educador esportivo e preparador físico da SMEL, Bruno Mazzuco.
O projeto também conta com o apoio da TV TEC e da Unimed, e o prefeito Gustavo Martinelli acompanhou pessoalmente as primeiras avaliações no CECE Francisco Álvaro Siqueira Neto. "Estamos descentralizando essas avaliações, visando aumentar a base de coleta dos dados científicos de nossos alunos", destacou o prefeito.
As avaliações acontecem sempre das 6h30 às 11h, seguindo o cronograma: CECE Dr. Romão de Souza (Colônia) nos dias 16 e 17/06; CECE Francisco Dal Santo (Vila Rami) nos dias 18 e 19/06; CECE Antônio Ovídeo Bueno (Vila Liberdade) no dia 22/06; CECE Aramis Polli (Vila Hortolândia) nos dias 23 e 24/06; e CECE Benedito de Lima (Retiro) nos dias 25 e 26/06. Vale ressaltar que a iniciativa é voltada exclusivamente aos alunos matriculados no programa Esporte Maior e não está aberta ao público geral.
Esta etapa é parte de um movimento mais amplo. Em fevereiro e março, o CIAM já havia realizado um mutirão de exames com cerca de 800 atletas do Esporte Campeão, em parceria com a FMJ, a ESEF, a UniAnchieta, a Unimed e a SMPS. A ação reforça o compromisso da Prefeitura com um modelo de gestão esportiva baseado em evidências e no bem-estar dos jundiaienses.


