ojundiaiense
20 de maio de 2026 |
Redação

Jundiaí garante reforço hospitalar com Estado

Saúde
Jundiaí garante reforço hospitalar com Estado

Jundiaí amplia rede hospitalar com Estado.

O reforço hospitalar em Jundiaí foi confirmado após articulação institucional com o Governo do Estado de São Paulo, garantindo ampliação de recursos para a rede pública de saúde.

O município foi contemplado na ampliação da Tabela SUS Paulista para hospitais municipais, medida que aumenta o repasse estadual para procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Reforço hospitalar beneficia Hospital Universitário

O principal impacto do reforço hospitalar ocorre no Hospital Universitário (HU), uma das unidades beneficiadas diretamente pela nova política estadual.

A medida amplia a capacidade de atendimento, especialmente em áreas de média e alta complexidade, que concentram maior demanda regional.

Além de Jundiaí, também foram contemplados hospitais em Itupeva e Várzea Paulista, reforçando o atendimento em toda a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ).

Prefeito lidera articulação por mais recursos

O avanço no reforço hospitalar é resultado de articulações conduzidas pelo Prefeito Gustavo Martinelli, que ao longo do último ano participou de agendas institucionais com o Governo do Estado e municípios da região.

Segundo o Prefeito, a atuação foi contínua na defesa de investimentos para a saúde:

“Jundiaí tem atuado de forma permanente no diálogo com o Governo do Estado, apresentando demandas, defendendo investimentos e buscando soluções que ampliem a capacidade de atendimento da nossa rede. Esse reforço é fundamental para ampliar o atendimento e dar mais sustentabilidade aos serviços públicos de saúde, garantindo mais assistência à nossa população.”

Martinelli também atua como presidente da RMJ, liderando ações conjuntas para fortalecer a rede regional de saúde.

Reforço hospitalar amplia capacidade de atendimento

O impacto do reforço hospitalar está diretamente ligado à ampliação dos atendimentos e à sustentabilidade financeira dos serviços hospitalares.

Na prática, a medida contribui para:

  • aumento da capacidade de atendimento
  • fortalecimento da rede hospitalar
  • mais recursos para procedimentos do SUS
  • melhor estrutura para média e alta complexidade

O objetivo é responder à crescente demanda da região.

Município busca ampliar cirurgias e leitos

Além do reforço já confirmado, a Prefeitura segue em diálogo com o Estado para ampliar ainda mais os serviços.

O reforço hospitalar também envolve discussões sobre:

  • ampliação de cirurgias eletivas
  • aumento de leitos hospitalares
  • fortalecimento do Hospital Regional
  • melhoria na oferta de serviços

A estratégia busca reduzir filas e aumentar a eficiência do sistema.

Saúde regional exige resposta integrada

A Secretaria de Promoção da Saúde também destacou o papel regional de Jundiaí no atendimento público.

Segundo o secretário Flávio Amorim:

“Jundiaí exerce um papel regional importante na assistência em saúde e enfrenta diariamente uma demanda crescente por atendimentos de média e alta complexidade. Nosso trabalho sempre será pautado pelo diálogo constante com outras autoridades em busca de soluções que tragam mais eficiência, agilidade e qualidade para a assistência prestada à população.”

Jundiaí fortalece rede com articulação política

O avanço no reforço hospitalar evidencia a importância da articulação institucional para viabilizar investimentos em saúde.

A atuação conjunta entre município e Estado amplia a capacidade de resposta da rede pública e reforça o papel de Jundiaí como polo regional de atendimento.

Com mais recursos e planejamento estratégico, a expectativa é de melhoria na qualidade dos serviços e maior acesso da população ao sistema público de saúde.

Você também pode gostar