Jundiaí garante reforço hospitalar com Estado
Jundiaí amplia rede hospitalar com Estado.
O reforço hospitalar em Jundiaí foi confirmado após articulação institucional com o Governo do Estado de São Paulo, garantindo ampliação de recursos para a rede pública de saúde.
O município foi contemplado na ampliação da Tabela SUS Paulista para hospitais municipais, medida que aumenta o repasse estadual para procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Reforço hospitalar beneficia Hospital Universitário
O principal impacto do reforço hospitalar ocorre no Hospital Universitário (HU), uma das unidades beneficiadas diretamente pela nova política estadual.
A medida amplia a capacidade de atendimento, especialmente em áreas de média e alta complexidade, que concentram maior demanda regional.
Além de Jundiaí, também foram contemplados hospitais em Itupeva e Várzea Paulista, reforçando o atendimento em toda a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ).
Prefeito lidera articulação por mais recursos
O avanço no reforço hospitalar é resultado de articulações conduzidas pelo Prefeito Gustavo Martinelli, que ao longo do último ano participou de agendas institucionais com o Governo do Estado e municípios da região.
Segundo o Prefeito, a atuação foi contínua na defesa de investimentos para a saúde:
“Jundiaí tem atuado de forma permanente no diálogo com o Governo do Estado, apresentando demandas, defendendo investimentos e buscando soluções que ampliem a capacidade de atendimento da nossa rede. Esse reforço é fundamental para ampliar o atendimento e dar mais sustentabilidade aos serviços públicos de saúde, garantindo mais assistência à nossa população.”
Martinelli também atua como presidente da RMJ, liderando ações conjuntas para fortalecer a rede regional de saúde.
Reforço hospitalar amplia capacidade de atendimento
O impacto do reforço hospitalar está diretamente ligado à ampliação dos atendimentos e à sustentabilidade financeira dos serviços hospitalares.
Na prática, a medida contribui para:
- aumento da capacidade de atendimento
- fortalecimento da rede hospitalar
- mais recursos para procedimentos do SUS
- melhor estrutura para média e alta complexidade
O objetivo é responder à crescente demanda da região.
Município busca ampliar cirurgias e leitos
Além do reforço já confirmado, a Prefeitura segue em diálogo com o Estado para ampliar ainda mais os serviços.
O reforço hospitalar também envolve discussões sobre:
- ampliação de cirurgias eletivas
- aumento de leitos hospitalares
- fortalecimento do Hospital Regional
- melhoria na oferta de serviços
A estratégia busca reduzir filas e aumentar a eficiência do sistema.
Saúde regional exige resposta integrada
A Secretaria de Promoção da Saúde também destacou o papel regional de Jundiaí no atendimento público.
Segundo o secretário Flávio Amorim:
“Jundiaí exerce um papel regional importante na assistência em saúde e enfrenta diariamente uma demanda crescente por atendimentos de média e alta complexidade. Nosso trabalho sempre será pautado pelo diálogo constante com outras autoridades em busca de soluções que tragam mais eficiência, agilidade e qualidade para a assistência prestada à população.”
Jundiaí fortalece rede com articulação política
O avanço no reforço hospitalar evidencia a importância da articulação institucional para viabilizar investimentos em saúde.
A atuação conjunta entre município e Estado amplia a capacidade de resposta da rede pública e reforça o papel de Jundiaí como polo regional de atendimento.
Com mais recursos e planejamento estratégico, a expectativa é de melhoria na qualidade dos serviços e maior acesso da população ao sistema público de saúde.


