ojundiaiense
15 de maio de 2026 |
Redação

Trem Intercidades: Prefeitura alinha obras de mobilidade e infraestrutura

Infraestrutura
Trem Intercidades: Prefeitura alinha obras de mobilidade e infraestrutura

A Prefeitura de Jundiaí reuniu secretarias para discutir obras do Trem Intercidades (TIC): viadutos, passagens e passarelas que vão transformar a mobilidade da

A implantação do Trem Intercidades (TIC) em Jundiaí avança com planejamento. A Prefeitura de Jundiaí realizou, na última semana, uma reunião técnica entre representantes de diversas secretarias municipais para discutir as intervenções previstas com a chegada do novo modal ferroviário à cidade.

O encontro reuniu equipes das secretarias de Mobilidade e Transporte, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, Governo, Comunicação, Habitação Social e do DAE. O objetivo foi alinhar ações, mapear impactos e organizar o acompanhamento dos projetos ligados à mobilidade urbana e ao desenvolvimento da cidade.

O que está previsto para Jundiaí com o TIC?

Entre as obras debatidas durante o encontro estão a construção de novos viadutos, passagens sob a linha férrea e passarelas para pedestres. Além das intervenções físicas, as equipes também discutiram questões ambientais e de organização urbana que serão impactadas pela implantação do trem.

A reunião também tratou sobre a integração entre a Prefeitura, o Governo do Estado de São Paulo e a concessionária TIC Trens, parceria que será fundamental para o acompanhamento das próximas etapas do projeto.

A importância do alinhamento técnico

O engenheiro Daniel Carlos Montanher, do Departamento de Engenharia de Mobilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte, ressaltou a necessidade de uma atuação integrada: "São projetos importantes para a mobilidade da cidade e esse alinhamento entre as secretarias é fundamental para acompanhar as intervenções, organizar as demandas e buscar soluções que reduzam os impactos para a população durante as obras."

Reuniões quinzenais

O grupo técnico terá encontros quinzenais para acompanhar o avanço dos projetos e as futuras etapas de implantação das intervenções previstas. A estrutura de governança adotada indica que a Prefeitura quer garantir que a chegada do TIC seja planejada de forma a minimizar transtornos e maximizar os benefícios para os moradores de Jundiaí.

Você também pode gostar