Jundiaí fortalece turismo rural e discute alimentos locais na merenda escolar
A Prefeitura de Jundiaí promoveu encontro com produtores rurais para discutir fortalecimento do agronegócio e do turismo no campo.
O campo de Jundiaí ganhou voz e vez. A Prefeitura promoveu, nesta semana, um encontro entre o prefeito Gustavo Martinelli, secretárias municipais, representantes da Câmara, DAE e produtores rurais da cidade, com o objetivo de ouvir demandas, alinhar ações e avançar no fortalecimento do setor agrícola e do turismo rural.
O encontro, organizado pela Secretaria de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (SMAAT), resultou em encaminhamentos concretos. Um deles é a proposta de convênio com a Associação Agrícola para ampliar a patrulha mecanizada rural. Também foi discutida a elaboração de um projeto de lei para permitir que a rede municipal de ensino compre alimentos produzidos em Jundiaí — como frutas, hortalíças e suco de uva — para a merenda escolar.
O turismo rural também ganhou destaque. O produtor Ricardo Paulino de Oliveira, do Sítio Fragole no bairro Bom Jardim, relatou que recebeu 22.227 visitantes no último ano. A propriedade, integrante da Rota Turística da Cultura Italiana, combina produção de morangos com o sistema “colha e pague” e venda de geleias, bolos e café colonial.
Para o prefeito Martinelli, “se Jundiaí é referência nacional, deve muito aos agricultores, que contribuem para o desenvolvimento, o equilíbrio e a preservação do Município.”
O campo de Jundiaí ganhou voz e vez. A Prefeitura promoveu, nesta semana, um encontro entre o prefeito Gustavo Martinelli, secretárias municipais, representantes da Câmara, DAE e produtores rurais da cidade, com o objetivo de ouvir demandas, alinhar ações e avançar no fortalecimento do setor agrícola e do turismo rural.
O encontro, organizado pela Secretaria de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (SMAAT), resultou em encaminhamentos concretos. Um deles é a proposta de convênio com a Associação Agrícola para ampliar a patrulha mecanizada rural. Também foi discutida a elaboração de um projeto de lei para permitir que a rede municipal de ensino compre alimentos produzidos em Jundiaí — como frutas, hortalíças e suco de uva — para a merenda escolar.
O turismo rural também ganhou destaque. O produtor Ricardo Paulino de Oliveira, do Sítio Fragole no bairro Bom Jardim, relatou que recebeu 22.227 visitantes no último ano. A propriedade, integrante da Rota Turística da Cultura Italiana, combina produção de morangos com o sistema “colha e pague” e venda de geleias, bolos e café colonial.
Para o prefeito Martinelli, “se Jundiaí é referência nacional, deve muito aos agricultores, que contribuem para o desenvolvimento, o equilíbrio e a preservação do Município.”


